Docs: adicionado uma brochura sobre Recuperação da Floresta após o Fogo -.(Português)

Keywords: Incêndios, Recuperação de Ecossistemas

Numa altura em que ardem fora de época algumas das mais importantes áreas protegidas do país, parece-me oportuno recuperar uma brochura de 2007 sobre o grande incêndio da Tapada Nacional de Mafra de 2003.

Este documento tem origem no ISA - Institudo Superior de Agronomia -  e debruça-se sobre a recuperação pós-fogo das áreas florestais, indicando algumas estratégias e respostas adaptativas de plantas e animais nestas condições. 

Lembro-me do Gonçalo Ribeiro Telles dizer numa conferência que a única floresta que ainda existe em Portugal é a do Capuchinho Vermelho e que o resto são monoculturas de Pinheiro e Eucalipto e algumas formações de mata.  É verdade.
Arrisco-me a dizer que os incêndios que lavram no país, nomeadamente na Mata da Albergaria, não são apenas alimentados pela celulose dos carvalhos. Nem mortos os Garranos apenas pelos chumbos das caçadeiras. Há qualquer coisa neste país que foi esquecida e que hoje, fechadas mais duas linhas ferroviárias no interior, mais esquecida ficará.
Há menos de um ano estive pelo Gerês. Percorri a pé a Gueira Romana no coração da Mata da Albergaria e fiz os 7 kilómetros de ZPT (Zona de Protecção Total) até às minas dos carris, onde a PJ encontrou indícios de fogo posto.

Lagoa dos Carris

Antes de subir e ainda na Portela do Homem lembro-me de conversar com um homem que me dizia que isto - a floresta - não serve para nada! Mais valia que ardesse. E lembro-me de pensar na altura no desespero daquela gente. No abandono. Lembro-me de um Parque Nacional e de uma gestão a cargo do ICNB que da cultura e das pessoas pouco quer saber e de um país de costas voltadas para si mesmo.

Parece-me que neste, como em muitos casos de fogo posto, não são interesses obscuros nem instintos piromaníacos a pegar fogo às nossas matas mas sim o mais puro e triste esquecimento e a mais silenciosa solidão.


0 comentários: